Temperaturas acima de 45 graus Celsius são previstas em 12 estados do México 27/05/2024 - 09:08
A terceira onda de calor da temporada predominará no território nacional. São esperadas temperaturas máximas acima de 45 graus Celsius em Campeche, Coahuila, Guerrero, Michoacán, Morelos, Nuevo León, San Luis Potosí, Sinaloa, Tabasco, Tamaulipas, Veracruz e Yucatán; de 40 a 45 graus em Baja California Sur, Chiapas, Chihuahua, Colima, Durango, Guanajuato, norte de Hidalgo, Jalisco, Nayarit, Oaxaca, norte e sudoeste de Puebla, norte de Querétaro, Quintana Roo e Sonora; de 35 a 40 graus em Aguascalientes, Baixa Califórnia, sudoeste do Estado do México e Zacatecas, e de 30 a 35 graus na Cidade do México e Tlaxcala.
Devido às temperaturas acima mencionadas, recomenda-se à população que tome medidas preventivas como evitar a exposição prolongada à radiação solar, hidratar-se adequadamente, dar especial atenção aos doentes crônicos, crianças e idosos, bem como seguir as instruções da Direção de Saúde e Proteção.
Chuvas fortes ocasionais (25 a 50 milímetros) são esperadas em Chiapas, Coahuila, Durango, Nuevo León, San Luis Potosí e Zacatecas; intervalos de aguaceiros (5 a 25 mm) em Guerrero e Oaxaca, e chuvas isoladas (0,1 a 5 mm) em Aguascalientes, Cidade do México, Estado do México, Jalisco, Michoacán, Morelos, Puebla, Quintana Roo, Tamaulipas, Veracruz e Yucatán.
Chuvas de maior intensidade poderão gerar deslizamentos de terra, elevação dos níveis de rios e córregos, além de transbordamentos e inundações em áreas baixas dos referidos estados, por isso a população é instada a atentar aos alertas do Serviço Meteorológico Nacional (SMN), Comissão Nacional de Águas (Conagua) e seguir as recomendações da Proteção Civil.
O vento está previsto com rajadas de 50 a 70 quilômetros por hora (km/h) com possíveis redemoinhos de poeira em Baja California Sur, Chihuahua, Durango, San Luis Potosí e Zacatecas; vento de componente sul com rajadas da mesma magnitude e possível formação de redemoinhos ou tornados em Coahuila, Nuevo León e Tamaulipas, com rajadas de 40 a 60 km/h em Veracruz.
Da mesma forma, são esperados ventos com rajadas de 40 a 60 km/h nas costas de Campeche e Yucatán, com possíveis redemoinhos em Aguascalientes, Baixa Califórnia, Cidade do México, Estado do México, Guanajuato, Guerrero, Hidalgo, Jalisco, Michoacán, Oaxaca , Puebla, Querétaro, Sonora e Tlaxcala.
Ondas de 2 a 3 metros de altura são esperadas em Chiapas, Colima, costa oeste da Baja California Sur, Guerrero, Jalisco, Michoacán e Oaxaca.
O mencionado acima terá origem em uma linha seca em interação com um canal de baixa pressão sobre o nordeste do México; ao fluxo da corrente de jato subtropical, bem como através de canais de baixa pressão sobre o centro, leste e sudeste do México.
Em contraste, estão previstas temperaturas mínimas matinais de 0 a 5 graus nas montanhas da Baixa Califórnia, Chihuahua e Durango.
Mantenha-se informado nos sites www.gob.mx/conagua e https://smn.conagua.gob.mx, nas contas X @conagua_mx e @conagua_clima, e no Facebook www.facebook.com/conaguamx, bem como no aplicativo móvel ConaguaClima, onde você pode consultar a previsão por município.
Fonte: Serviço Meteorológico Nacional - Governo do México