Bolívia: dois óbitos por febre amarela 27/05/2024 - 10:23

La Paz, 22 de maio de 2024 (UC/MSyD). -  A febre amarela é uma doença viral aguda transmitida pela picada de um mosquito infectado. A prevenção é feita com uma dose única da vacina contra a febre amarela, que é administrada a meninas e meninos entre 12 e 23 meses de idade de acordo com o calendário regular de vacinação, disse o vice-ministro de Promoção, Vigilância Epidemiológica e Medicina Tradicional (Bolívia), Max Enriquez, após o relato de duas pessoas falecidas.

“São pessoas que não foram vacinadas. Lembremos que temos a vacina contra febre amarela que é aplicada entre 12 e 23 meses. É uma dose única, mas há sem dúvida muitos que não foram vacinados e, quando vão entrar nestas zonas endêmicas, devem solicitar a vacina com pelo menos 10 dias de antecedência para terem a proteção necessária", disse o vice-ministro em contato com um meio de televisão.

A primeira pessoa a morrer pela doença, um jovem de 21 anos, foi notificada no dia 25 de abril, e a segunda pessoa, um jovem de 14 anos, no dia 12 de maio. Ambos entraram no norte de La Paz sem terem aplicado a dose correspondente da vacina em tempo hábil.

“Nossa recomendação é sempre: se você vai chegar em áreas endêmicas e não tem certeza se recebeu a vacina ou não encontra seu cartão, vá até um posto de vacinação e tome os cuidados necessários”, recomendou.

As recomendações são feitas principalmente para pessoas que irão ingressar em uma área tropical onde há ou houve casos de febre amarela. A vacina é completamente eficaz duas semanas após ser administrada. As doses são administradas gratuitamente e estão disponíveis em todos os centros de saúde.

“Não vamos descuidar da vacinação. Sempre tem a vantagem de podermos superar uma doença se estivermos imunizados”, insistiu Enriquez.

Como medidas complementares de prevenção, deve-se usar repelente, principalmente ao entrar em montanhas ou áreas com alta infestação de mosquitos (Haemagogus e Aedes aegypti). Recomenda-se usar roupas de cores claras que cubram a maior superfície possível do corpo (mangas compridas, calças, etc.) e usar mosquiteiros para dormir.

Se os sintomas aparecerem entre 3 e 6 dias após a picada de um mosquito infectado, como febre, dores no corpo e de cabeça, calafrios, perda de apetite e náuseas ou vômitos, deve dirigir-se a um centro de saúde para um diagnóstico oportuno.

Fonte: Ministério da Saúde da Bolívia

https://www.minsalud.gob.bo/8136-una-sola-dosis-de-la-vacuna-antiamarilica-previene-la-fiebre-amarilla